O SETESM

Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas (SETESM)

O mundo de hoje é capitalista, materialista e consumista. O espiritualismo de forma geral se opõe a estas filosofias, especialmente o Espiritismo que é a ciência que estuda as relações entre o mundo material e o espiritual. Ele nasce como ciência e tem como consequência uma filosofia Moral, isto é, uma Ética. O SETESM é um encontro que pretende unir espíritas e espiritualistas para buscarem juntos propostas de um mundo melhor, com mais humanismo e espiritualidade.

 O Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas, conhecido como SETESM, um evento anual que ocupa um lugar de destaque no coração do movimento espírita local e regional. Com dedicação e empenho, as Alianças Municipais Espíritas (AMEs) da região do 23º Conselho Regional Espírita de Santa Rita do Sapucaí unem-se para criar este encontro inspirador, que traz luz à nossa jornada moral e espiritual.

 SETESP e SETESM

 O que é o SETESM: É um encontro anual que pretende refletir Ética Espírita diante dos dilemas éticos do mundo contemporâneo.

 O Seminário de Ética e Espiritualidade (SETESP)  ocorre tradicionalmente na cidade de Divinópolis (MG) desde 2014 e é promovido pelo GEEC - Grupo Educação, Ética e Cidadania por meio do Instituto Espírita de Ensino e Pesquisa (IEEP).

 http://setesp.org/home/

Após a realização de uma parceria entre o Lar Espírita Mãos de Amor - LEMA (www.lema.org.br), Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (NEFA), Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense (CEACS), juntamente com outras instituições do Sul de Minas, surge a iniciativa da criação do SETESM – Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas (SETESM) para atender a cidade de Santa Rita do Sapucaí todo sul de minas e sob a inspiração do SETESP.

Atualmente o SETESM é coordenado pela Aliança Municipal Espírita de Santa Rita do Sapucaí, MG e com apoio e articulação do 23º Conselho Regional Espírita de Santa Rita do Sapucaí. Deste modo, o SETEM tem buscado a sua vocação regional por meio da construção de um evento que possibilite o pertencimento as Casas Espíritas e Alianças Municipais Espíritas da região.

 Importância e Impacto do SETESM:

O SETESM é um farol de conhecimento e espiritualidade que ilumina não apenas os participantes, mas também todo o movimento espírita. Seu impacto é sentido de diversas maneiras:

  1. Promove a Reflexão Ética: O evento tem como objetivo central a promoção da reflexão sobre a ética à luz dos ensinamentos espíritas. Ele convida os participantes a mergulharem em uma jornada de autorreflexão, incentivando a busca pela integridade moral.
  2. Fortalece os Vínculos Espíritas: O SETESM cria um ambiente onde os espíritas da região se sentem parte de uma grande família espiritual. Isso fortalece os laços comunitários, estimulando o senso de pertencimento.
  3. Enriquece o Conhecimento Espírita: Através de palestras, painéis e discussões, o evento amplia o conhecimento dos participantes sobre a doutrina espírita, capacitando-os a compreender e aplicar os princípios espíritas em suas vidas.
  4. Inspira a Ação Moral e Caritativa: O SETESM não é apenas sobre teoria; ele motiva os participantes a transformarem o conhecimento em ação, praticando a caridade e promovendo a ética em suas comunidades.

Objetivos do SETESM:

  1. Promover a Ética Espírita: Incentivar a reflexão ética e moral, fornecendo ferramentas para a aplicação dos princípios espíritas no dia a dia.
  2. Facilitar a Compreensão dos Princípios Espíritas: Oferecer palestras e atividades que aprofundem a compreensão da doutrina espírita, estimulando a vivência dos ensinamentos.
  3. Fortalecer os Laços Fraternos: Criar um ambiente de amor e fraternidade, onde os participantes se sintam acolhidos e inspirados a compartilhar experiências e aprendizados.
  4. Estimular a Prática da Caridade: Inspirar os participantes a se envolverem em ações caritativas e solidárias, fortalecendo o compromisso com o serviço ao próximo.

O SETESM constitui-se em um guia para os espíritas em sua busca pela ética, pelo conhecimento e pela vivência dos valores morais. As AMEs da região do 23º Conselho Regional Espírita de Santa Rita do Sapucaí têm o privilégio de oferecer este encontro significativo, que une corações e mentes em prol da evolução moral e espiritual.

Parte superior do formulário

 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas