VII SETESM – Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas nas dependências do LEMA

 

Foi realizado no dia 22 de outubro de 2022 o VII SETESM – Seminário de Ética e Espiritismo do Sul de Minas nas dependências do LEMA – Lar Espírita Mãos de Amor em Santa Rita do Sapucaí, MG. O tema desse ano foi “Ética, Meio Ambiente e Espiritismo” porque tanto o Espiritismo quanto a Ecologia são ciências sistêmicas e têm muito em comum.
Num ambiente agradável, em plena zona rural (sede do LEMA) reuniram-se representantes do Lar Espírita Mãos de Amor (Santa Rita do Sapucaí), Centro Espírita Amor e Caridade (Santa Rita do Sapucaí), Centro Espírita Luz da Nova Era (Cachoeira de Minas), União Espírita Cristã Francisco de Paula Vitor (Careaçu), Núcleo Espírita Fraternidade e Amor (Itajubá), Núcleo Espírita Humberto de Campos (Pedralva), juntamente com o presidente e vice do 23º CRE (Conselho Regional Espírita) além de alguns coordenadores de área (AIJ, AFAM, ACSE).
A prece inicial foi realizada “à sombra do abacateiro”, lembrando a reunião do evangelho que era realizada pelo saudoso Chico Xavier. José Dardier, presidente do LEMA, deu as boas-vindas aos participantes e fez a oração inicial numa tarde abençoada pelo sol e num ambiente acolhedor, emoldurado pelas montanhas de Minas (serra do paredão), integrando Deus-Natureza-Ser humano.
Fernando Capela iniciou as apresentações relembrando os conceitos básicos de ecologia: origem e significado do nome ecologia, bioma, ecossistema, habitat, nicho ecológico, cadeia e teia alimentar, sistemas de integração dos seres bióticos e abióticos etc.
Em seguida Carlos Gomes apresentou a relação entre espiritismo e ecologia, destacando trechos de livros de Joanna de Ângelis, Léon Denis, Allan Kardec, Régis de Morais, dentre outros, que alertam para a preservação do ser, concomitantemente à preservação do seu ambiente: Somos todos natureza.
Eduardo Adami apresentou a ecologia prática alertando para o fato de que se pensa muito na defesa de grandes ambientes internacionais, Amazônia, pantanal, esquecendo-se que o trabalho é diário e começa em nosso quintal. Ofereceu a proposta de se realizar em casa ou no centro um processo de compostagem simples, o aproveitamento da água da chuva, a forma de alimentação de pequenas aves, a produção de mel pelas abelhas jataí, facilmente atraídas para as iscas preparadas.
Ao final houve um café compartilhado, também à sombra das árvores do local, com debate sobre os temas apresentados e com propostas de possíveis projetos a serem realizados.
Desiane fez a prece final em forma de poema escrito por ela mesma, inspirada pelo evento, que foi leve, fraterno e rico de informações e propostas de trabalho.
Mais uma vez se comprovou que na união e na unificação de ideias e de sentimentos fraternos a natureza se evidencia num Deus presente, sempre.















































Comentários

Postagens mais visitadas